Como eu sei se estou pronto para inovar?

Como eu sei se estou pronto para inovar?


A inovação, de uma maneira geral, é associada a grandes empresas, que possuem estrutura, processos sistematizados e recursos para investir em tecnologia para geração de novos produtos e serviços.

 

Assim, a maioria dos micro e pequenos empresários acredita que na realidade em que atuam, inovar é muito difícil porque as equipes são pequenas e os recursos são escassos. Com isso, investir na geração de inovações pode ser bastante arriscado.

 

Em sua maioria, as pequenas empresas tratam a inovação de forma pontual e esporádica, restringindo-se a aquisição de máquinas e equipamentos para seus processos produtivos, com pouca ênfase na inovação de produtos, serviços, processos, marketing ou organização.

 

Quero compartilhar 4 tipos de inovação, possíveis, que você pode aprofundar para implantar em seus negócios.

 

  1. Inovação radical
    1. Ela chega para quebrar paradigmas, mudando drasticamente um produto/serviço ou como ele é oferecido. No mundo empresarial, significa dizer que a empresas não querem mais lutar por uma fatia do mercado, ao invés disso, deseja criar um novo mercado, se afastando da concorrência.
  2. Inovação disruptiva
    1. Essa inovação tem por objetivo democratizar o acesso de produtos/serviços ao maior número de pessoas/usuários, apresentando uma tecnologia, produto ou serviço novo, mais simples, barato, conveniente e acessível. O conceito foi criado por Clayton M. Christensen (in memorian), professor de Harvard.
  3. Inovação tecnológica
    1. Vem da adoção de técnicas, modelos ou ferramentas mais eficientes que impactam o fator de desenvolvimento de produtos e serviços em geral. Um exemplo atual é o uso de Machine Learning que são os “robozinhos” no atendimento ao cliente.
  4. Inovação incremental (ou sustentação)
    1. A inovação incremental reflete as melhorias em produtos ou em linhas de produtos. Representa avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modifica de forma expressiva a forma como o produto é consumido. Elas estão associadas a redução de custos e melhorias dos produtos/serviços existentes.

 

Siga o @pedrovianareis no Instagram.

...

A Cris Joias há muito busca inovar de várias maneiras, estamos sempre pesquisando as melhores estratégias para oferecer a melhor experiência para o cliente em nossos espaços. Ultimamente, temos pesquisado diretamente com o consumidor mais assíduo da loja virtual sobre como é comprar no www.crisjoias.com.br, para entendermos se é um processo fluido ou se ainda há algo para inovar dentro da nossa loja virtual. Se você pensa em inovar e não sabe por onde começar, que tal conversar com o seu cliente e entender quais são as dores deste com relação a seu negócio? Talvez consiga compreender melhor o seu mercado e agir em prol de algo que gere inovação para sua marca.

 

Ariane Galdino

#sigaacrisjoias  #Acessecrisjoias.com.br  #compartilheconteudoderelevancia

 

Pedro Viana, apaixonado por empreendedorismo, inovação e tecnologia. Contador de formação e Consultor do SEBRAE Minas há 7 anos. Certificado nas áreas de Empreendedorismo e Pequenos Negócios, Finanças, Inovação e Sustentabilidade pelo SEBRAE. - 31/03/2020

Comentários


Sobre


Conheça um pouco mais da história da Cris Joias e do nosso Blog Há 27 anos no mercado, a Cris Joias solidificou uma trajetória de empreendedorismo e referência na venda de joias, relógios e semi-joias e mais do que isso, na maneira como oferece experi&e...
Continuar lendo

Redes Sociais