De onde vêm as ideias... E como surge a inovação?

De onde vêm as ideias... E como surge a inovação?


Alguns ícones que deixaram sua marca no mundo como Thomas Edison, Pablo Picasso, entre outros, tinham uma visão particular do processo de criação; eles defendiam que as ideias não surgem do acaso.

 

Para o publicitário James Webb Young, em seu livro sobre processo criativo, a fonte de geração de ideias inovadoras é sintetizada em dois princípios. O primeiro diz que uma ideia é nada mais nada menos que uma combinação de elementos já existentes. O segundo diz ser importante que a capacidade de trazer elementos velhos para novas combinações depende de nossa capacidade de enxergar as relações.

 

Neste sentido, as empresas precisam incentivar e criar esses ambientes inovadores onde os colaboradores de todas as áreas se encontrem e estabeleçam conexões informais de ideias que podem ser utilizadas para solução de diferentes problemas.

 

De maneira bem prática, Young aponta 5 passos para que qualquer empresário ou empreendedor consiga produzir boas ideias:

 

Passo 1: Busque a informação crua

 

Absorva informações e conhecimentos sobre o tema ou questões envolvidas com o problema que se deseja solucionar.

 

Passo 2: Conecte as informações

 

Este momento é importante para descobrir como as informações estão conectadas e como elas se correlacionam com tudo que estamos trabalhando.

 

Passo 3: Processo inconsciente

 

Nesta etapa, você deverá fazer outra coisa – isso mesmo vá fazer qualquer outra coisa que não esteja relacionada com o problema. O seu cérebro vai trabalhar todas as conexões previamente estabelecidas no nível inconsciente. Isso fortalece as conexões e te permite explorar algo que não estava muito claro quando ficamos mergulhado nos problemas.

 

Passo 4: O momento “EURECA”

 

Com todas as conexões sendo trabalhas consciente e inconsciente, Young acredita que como um clique a relação que de fato será o embrião para a ideia que você está buscando, simplesmente aparece. Não é mágica, é apenas o jeito como nosso cérebro funciona.

 

Passo 5: A hora da verdade

 

Chegou a hora de trabalhar a ideia mais concretamente, no nível de execução, com tudo que será necessário para validar a possível solução junto à sua empresa e aos clientes. Aqui a ideia é aprender rápido, fazer os ajustes finos e testar. Essa etapa acontece de maneira mais rápida, mais barata e que você possa evoluir para uma solução eficaz na sua empresa.

 

Pronto! Repita este processo todas as vezes que precisar resolver algum problema no seu negócio, naturalmente, será a sua inovação.

 

...

O Menino Maluquinho, personagem do grande quadrinista Ziraldo, diz que tem a cuca fresca e por isso sua cabeça fervilha de ideias. Nesse sentido, digo que as minhas ideias surgem ao passo em que me distancio seguramente dos problemas e busco soluções, pauso a ansiedade e abstraio a cobrança. Claro, que cada um tem um método que usa para buscar soluções para os desafios. Gosto muito de pesquisar e estar envolvidas em workshops, cursos, bate papos com as pessoas mais criativas e diferentes possíveis. É quando eu incrivelmente relaxo e meu cérebro trabalha mais livremente diante de tantas possibilidades de inovação. Quando menos espero, as conexões e os insides acontecem e, claro, as ideias surgem. Pedro Viana é Analista do Sebrae Minas e traz com seu texto e através dos conceitos do publicitário, James Webb Young, a mensagem de que qualquer um de nós é capaz de ser criativo e inovador. Basta estarmos abertos para que o nosso cérebro trabalhe em nosso favor e possamos executar a inovação no nosso negócio.

Siga @pedrovianareis no instagram.

Ariane Galdino

Pedro Viana, apaixonado por empreendedorismo, inovação e tecnologia. Contador de formação e Consultor do SEBRAE Minas há 7 anos. Certificado nas áreas de Empreendedorismo e Pequenos Negócios, Finanças, Inovação e Sustentabilidade pelo SEBRAE. - 18/07/2020

Comentários


Sobre


Conheça um pouco mais da história da Cris Joias e do nosso Blog Há 27 anos no mercado, a Cris Joias solidificou uma trajetória de empreendedorismo e referência na venda de joias, relógios e semi-joias e mais do que isso, na maneira como oferece experi&e...
Continuar lendo

Redes Sociais


Arquivos do Blog


2023
2022
2021
2020
2019