10 características dos empreendedores de sucesso que vão lhe ajudar a alcançar seus objetivos

10 características dos empreendedores de sucesso que vão lhe ajudar a alcançar seus objetivos


O que move um empreendedor de sucesso?

 

Provavelmente você já fez essa pergunta para buscar uma melhor compreensão entre o que essas pessoas possuem de diferente.

 

Então vamos entender melhor o segredo dos empreendedores de sucesso.

 

Começaremos a explicação através de uma linha do tempo, recorrendo ao estudioso que buscou a fundo em suas pesquisas o comportamento humano, o psicólogo David McClelland.

 

A partir dele, foram criados programas que projetam o desenvolvimento do comportamento empreendedor em diferentes países do mundo.

 

As pesquisas de McClelland referem-se ao comportamento empreendedor e a relação deste com o desenvolvimento socioeconômico.

 

Tal desenvolvimento está ligado às pessoas que fazem acontecer, que pensam no coletivo, que saem da zona de conforto. São pessoas que resolvem problemas.

 

Este artigo traz informações claras sobre a definição das dez características comportamentais empreendedoras – pela sigla de CCE’s.

 

Empreendedor também é herói

 

McClelland resolve investigar a existência das grandes civilizações. 

 

Dentre os elementos encontrados, ateve‐se a um deles:  a presença de heróis na literatura, que servem de modelos de comportamento. 

 

Para ele, uma sociedade que percebe o herói como alguém que supera os obstáculos desenvolve uma grande necessidade de  realização. 

 

Essa necessidade é associada aos empreendedores.

 

Sendo assim, o empreendedor é também um herói.  

“Se jogue ou cale-se para sempre. Vou dispensar o aprofundamento nas equações que geram um ponto de inflexão, mas vou apenas me apropriar deste conceito para descrever momentos de nossa vida em que nossas decisões vão determinar para que direção seguiremos e que bônus ou ônus assumiremos.”

 

Essa fala é do Flávio Augusto, autor do livro Ponto de Inflexão.

 

Recomendo que você escute o episódio do ResumoCast e faça a leitura deste livro. Durante a leitura, observe os comportamentos que o autor possui e que ditam o hiato entre a inércia e a atitude.

 

Analisando o livro do Flávio, observa-se grandes lições de aprendizado, força de vontade, foco e determinação que são fortes em empreendedores de sucesso quando ele:

 

 

  • Reconhece um comportamento;
  • Pratica um comportamento;
  • Reforça um comportamento.

 

10 características do comportamento empreendedor

 

De acordo com McClelland, o empreendedor de sucesso que se diferencia da grande maioria possui dez características do comportamento empreendedor (CCEs). que são:

 

Ordem Características Comportamentos
1 Busca de Oportunidade e Iniciativa Antecipa-se aos fatos e cria oportunidades de negócios
2 Persistência Enfrenta os obstáculos de forma decidida
3 Correr Riscos Calculados Assume desafios ou riscos moderados e responde pessoalmente por eles.
4 Exigência de Qualidade e Eficiência Corresponde as expectativas de prazos e padrões de qualidade
5 Comprometimento Se compromete com o cliente e com o próprio empresário
6 Busca de Informações Busca pessoalmente e consulta especialistas
7 Estabelecimento de Metas Estabelece metas de longo e curto prazo mensuráveis
8 Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Planeja e faz o acompanhamento sistematicamente a fim de atingir as metas que se propôs
9 Persuasão e Networking Sabe persuadir e utiliza sua rede de contatos atuando para desenvolver e manter relações comerciais
10 Independência e Autoconfiança Busca autonomia em relação à normas e procedimentos para alcançar o sucesso

 

De posse no estudo de McClelland, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento — UNCTAD, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) — criou um seminário chamado EMPRETEC, que possui formato e metodologia fechada e licenciado em caráter exclusivo no Brasil para o SEBRAE.

 

A proposta desse seminário, é desenvolver as dez características que compõem o perfil ideal para o empreendedor. De maneira dinâmica, o trabalho desenvolvido no seminário permite uma aplicabilidade direta no mercado, nos negócios e na vida pessoal.

 

****Quer continuar lendo esse artigo super instrutivo do meu mestre Gilmar Chagas?

Clique nesse link e leia na íntegra - https://www.resumocast.com.br/10-caracteristicas-empreendedores-sucesso/

 

...

Dentre todas as características descritas por McClelland e citadas pelo consultor Gilmar Chagas no texto, o mais desafiador de se realizar diariamente é o monitoramento sistemático das ações desenvolvidas em prol de resultados. Porque muitas vezes você precisa aguardar no outro a atitude que gostaria que fosse como a sua. E como nem sempre é, o que nos resta para possibilitar esse acompanhamento é realizar checklists, criar planilhas, mecanismos para checar o desempenho das atividades e como elas desembolam dentro do negócio. E é possível sim, pois realizamos rotinas nesse sentido. Se você tem dúvidas de como realizar controles de atividades que vão gerar os melhores indicadores que o ajudarão a ver isso mais claramente, pesquise e busque ajuda.  Me siga no IG arianegaldino_reiventa no instagram, talvez encontre dicas por lá. Entretanto, tenha ciência de que toda a expertise é e sempre será toda sua!  

 

Ariane Galdino

 

Gilmar Chagas, Administrador pela UEG, Speaker TedxIbituruna Moc e TedxUnis Varginha, possui MBA em Marketing pela USP. Mestre em Empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.Foi Consultor e Instrutor do SEBRAE Minas. Curador de educação corporativa e Coluni - 09/04/2020

Comentários


Sobre


Conheça um pouco mais da história da Cris Joias e do nosso Blog Há 27 anos no mercado, a Cris Joias solidificou uma trajetória de empreendedorismo e referência na venda de joias, relógios e semi-joias e mais do que isso, na maneira como oferece experi&e...
Continuar lendo

Redes Sociais


Arquivos do Blog


2023
2022
2021
2020
2019