Analogia

Analogia


DITADO: Não se meche em time que está ganhando.


Nunca mais concordo com esse ditado. Pois, busquei algo que na minha imaginação pudesse chegar o mais próximo possível de alcançar todas as CCES (Competências e Características de Empreendedores de Sucesso) refletidas no EMPRETEC - Curso desenvolvido pela ONU aplicado no Brasil pelo Sebrae.

 

Eu observei que um time de futebol usa todas as CCES, talvez não todos os comportamentos, mas CCES sim. Levando isso para vida real eu sou o técnico, os 10 jogadores representam cada CCE e o goleiro a minha empresa. O time adversário são nossos concorrentes e em cada jogo temos que traçar estratégias diferentes para vencer a partida. 


Para vencer é necessário conhecer seu adversário, suas estratégias e seus jogadores. Bom, mesmo sabendo disso, podem ocorrer várias adversidades como uma chuva, um jogador machucado e seu time acabar perdendo.

 

Portanto, por melhor que seja sua estratégia ou mesmo que seu time esteja pronto para adversidades que possam surgir, é necessário muito equilíbrio entre os 10 jogadores, pois do que adianta um ótimo ataque com uma péssima defesa, não é verdade?!


Reflita na seguinte condição: Se você é o técnico desse time e está vencendo essa partida não seria a hora de mudar o seu time? Vamos imaginar que está ganhando de 2x0, o que impede de fazer pequenos ajustes e testar outras opções nesse time? Lembre-se de que a mudança tem que ocorrer gradativamente.

 

Sabendo disso,  porque não mudar alguns jogares de posições? Mudar a estratégia ou fazer substituições? Diferente do futebol, na vida real substituímos quantas vezes quisermos enquanto se está ganhando, afinal, se o placar está de 2x0 e ao fazer alguma mudança se torne 2x1, você terá a chance de continuar vencendo e de ainda saber que aquela mudança não foi eficiente.

 

Aqui você pode retornar ao time principal, voltar a vencer e repetir o processo.
 

 

Então, o que está esperando? Mude seu time enquanto ainda é tempo, caso contrário seu adversário conseguirá uma forma de furar sua defesa e quando isso ocorrer, você poderá sofrer uma goleada apenas pelo fato de acreditar que NÃO SE MEXE EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO.

 

-------

Pessoal, esse artigo é do meu colega Empreteco, ele fez uma análise super legal sobre tomada de decisão. Usou de uma analogia simples para que entendamos que é possível obter resultados diferentes quando se pensa e age diferente. E trouxe uma reflexão que acho super relevante, faça aí: O que te impede de fazer diferente?

 

"O programa Empretec trabalha os 3 conjuntos de: Realização, Planejamento e Poder, nos quais agrupa as 10 características do comportamento empreendedor (Busca de Oportunidades e Iniciativa/ Persistência/ Correr Riscos Calculados/ Exigência de Qualidade e Eficiência/ Comprometimento/ Busca de Informaçõe/ Estabelecimento de Metas/ Planejamento e Monitoramento Sistemáticos/ Persuasão e Rede de Contatos/ Independência e Autoconfiança.)".

 

Se você quiser saber mais, busque o sebrae da sua cidade, com certeza é um dos caminhos que pode percorrer para alcançar o sucesso que deseja.

By Ariane Galdino

 

Douglas Cordeiro, sócio proprietário da Hypercomp Informática. Como especialista, atua no ramo de assistência técnica de Informática em manutenção em computadores, notebook e Recuperação de dados. - 26/05/2021

Comentários


Livia

Muito top. Parabéns

26/05/2021 22:06

Crisjoias

Obrigada Lívia pelo seu apoio! Que bom que curtiu!

08/06/2021 20:51

Sobre


Conheça um pouco mais da história da Cris Joias e do nosso Blog Há 27 anos no mercado, a Cris Joias solidificou uma trajetória de empreendedorismo e referência na venda de joias, relógios e semi-joias e mais do que isso, na maneira como oferece experi&e...
Continuar lendo

Redes Sociais


Arquivos do Blog


2023
2022
2021
2020
2019