Gerencie os riscos e procure avaliar melhor suas decisões
Você já ouviu falar em Gerenciamento de Riscos Corporativos?
Calma, não é conversa chata. Quero começar daqui para fazer você buscar entendimento com relação ao seu potencial. Não vou te vender curso e nem palestra, ainda não (risos)! Apenas quero que siga meu raciocínio, você gastará 10 minutos de vida. Mas pode ser um investimento! Rsss.
Muitos autores brasileiros e estrangeiros tratam o gerenciamento de riscos como imprescindível para tomada de decisões, alinhamentos de estratégias para a identificação de alternativas de respostas justamente no intuito de evitar, diminuir, compartilhar e acolher os riscos. A ideia é reduzir prejuízos, imaginar mais solidamente um caminho a ser trilhado, pensar todas as áreas da empresa, as internas e externas também. Nesse parágrafo resumi a ideia básica e de maneira extremamente simplista, com base em alguns autores traduzidos. Então, se você quiser saber mais, pesquise no Google – Gerenciamento de Riscos – e você encontrará bastante material.
Administrar riscos nos faz entender possibilidades e eventos potenciais que nos cercam. Somente pensando a organização empresarial e as informações que seu próprio negócio dá, é possível mensurar e calcular fatores de riscos. Aonde devo ir? Como devo proceder? Se você pensar a sua vida pessoal e usar da mesma ferramenta, com certeza encontrará uma média de questões a serem repensadas, melhor desenvolvidas ou descartáveis. Você apostará mais no como do que no por quê.
Atualmente, intrigo-me muito com o sucesso que os Coach’s fazem exercendo o coaching, que é uma ferramenta de desenvolvimento tanto pessoal como profissional. A ideia é empoderar, gerar resultados extraordinários a partir de quê? Do próprio potencial, não do Coach, do seu aí.
Esse profissional tem as perguntas certas. Geralmente as respostas estão dentro de você. Existem várias técnicas que utilizam para garimpar essas respostas. Enfim, o que quero dizer é que gerenciar fatores de risco e possibilidades podem deixar as coisas mais claras para você.
Por isso, papel e caneta na mão ou use o app de notas do seu celular. Enfim, a ferramenta de Gerenciamento de Riscos é bem complexa, mas podemos simplificá-la e tentar visualizar os riscos que impedem ou podem impedir o seu crescimento. Ou ainda os riscos que podem ser assumidos de maneira que dê start nos seus sonhos.
Anote aí quais pontos são negativos e quais pontos são positivos. Sobre o que falar? Sua vida pessoal? Profissional? Acadêmica?
Tentar encontrar tudo o que incomoda e também te faz seguir em frente pode ser o início para você rever parâmetros atuais. Encontre os seus calcanhares de Aquiles, isso mesmo... Entenda qual é o tamanho do seu sonho. As melhores respostas estão em você. E se você não consegue ser criativo com as respostas, necessitar de uma interlocução, sim! Procure um profissional. Um consultor, um Coach, um psicólogo, um mentor, uma instituição que ofereça colaboração com baixo investimento, dependendo do que precise – Associação de Indústria ou de Comércio, Sebrae, grupos de apoios empresariais, empresários que possuem resultado são excelentes para aconselhar ou apenas trocar uma ideia.
As técnicas são importantes, existe muito conhecimento, muitas ferramentas com as quais pode obter outras visões a partir de outros ângulos, ou apenas confirmar suas perspectivas e a partir do seu potencial, chegar aonde tanto almeja.
Só não fique esperando as respostas caírem do céu, olhe pra dentro de você. Tudo está ao seu alcance. Só depende do seu nível de dedicação para obter o que deseja, através dele você poderá identificar oportunidades, porque sim, elas existem. Gerenciar riscos é uma das melhores maneiras de pensar estratégias e planos de ação que quando bem traçados servirão de escopo para suas tomadas de decisões.
Uma coisa de cada vez, ou mais de uma junta... O que dizem as possibilidades à você?
...
Na nossa empresa, as nossas estratégias são repemsadas semana a semana, grandes resoluções são estruturadas para longo, porém, não as engessamos e ficamos de olho nas mudanças do mercado em geral, do nosso setor, comportamento do cliente e por aí vai.
Não dá mais para levar seu negócio sem fazer conta, sair da caixa da venda e seguir rumo a possibilidade de entregar valor e propósito ao consumidor. Nós estamos mais exigentes, a oferta de tudo por aí é gigante. O mundo perdeu as paredes, todos querem ser vistos e uma grande maioria consegue visibilidade. Será que também consegue entregar a melhor experiência para o cliente?
Na Cris Joias e nas outras empresas do nosso grupo, buscamos ficar bem próximos de todos os processos para orientarmos as equipes rumo ao sucesso!
Ariane Galdino
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